1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO 2ª ETAPA
DO PACTO
Aconteceu no dia 07 de
março (sábado) nosso primeiro encontro de formação 2ª etapa do Pacto com os
seguintes objetivos:
- Elaborar o cronograma de
formação dos encontros da 2ª etapa
- Apresentar o CADERNO I –
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO, através de slide com
participação do grupo.
- Orientações quanto aos
encontros e as atividades para compor o portfólio.
- Realizar a reflexão ação
da página 13/14
Os trabalhos se desenvolveram da seguinte
forma:
1º Momento- Vídeo Motivacional: Teatro de sombras – Grupo Atraction
Reflexão: trabalho em equipe, mesma sintonia, persistência.
2º Momento- Elaboração em grupo do cronograma dos encontros de formação 2ª
etapa e orientações quanto aos encontros e atividades para compor o portfólio.
3º Momento- Apresentação do Caderno I: Organização do Trabalho Pedagógico no
Ensino Médio- slide/resumo- A articulação entre os direitos à aprendizagem e ao
desenvolvimento Humano e a organização do trabalho Pedagógico
4º Momento: Exibição do vídeo do professor Miguel Arroyo onde realiza uma discussão acerca da diversidade na sociedade e na escola.
5º Momento: Em grupo realizar a atividade reflexão ação páginas 13/14
REFLEXÃO E AÇÃO
• Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões:
1- A
diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho
pedagógico escolar? Quais?
2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola
propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que? Essa
reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre
as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar
precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho
Docente. Apresente os registros dessa reflexão ao Conselho Escolar para
análise, apreciação e deliberação quanto a mudanças necessárias das práticas
pedagógicas e de gestão da escola.
Grupo - Leila e Graziella
O primeiro desafio é reconhecer a diversidade cultural e fazer sempre um diagnóstico visto a diversidade de alunos que a escola recebe e que não podemos negar acesso, dando oportunidades e respeitando sempre a diversidade, combatendo sempre o preconceito e contribuindo para o crescimento pessoal e de todos.
Grupo - Alicina, Alessandra, Giuvania, Maria Geralda, Suzana, Teresa
1- Sim. O desafio é grande, visto que a nossa escola atende apenas alunos do Ensino Médio, sem vínculo com a escola e com o bairro. Além dessa realidade, nossos alunos são oriundos de diversos bairros da cidade com diferentes redes de ensino (estadual, municipal e particular). Com diferentes políticas educacionais. Alguns alunos são procedentes de projetos de aceleração de aprendizagem e trazem algumas defasagens na construção do conhecimento. Portanto nossos alunos são diversificados e daí concluímos que é grande o nosso desafio em conjugar as diferenças e atender as individualidades.
2- Conforme citado na questão acima a diversidade da escola é grande . A necessidade em atender essa diversidade nos faz repensar em estratégias diferentes que nos possibilitam atender as individualidades. Além desse desafio temos outros comuns às escolas de modo geral: cumprir o módulo-aula, tempo escola, o CBC e o CC. E ainda trabalhar com propostas que capacitem os alunos para as avaliações externas. Avaliações essas, que exigem do aluno conhecimento além da sua formação humana integral.
Propostas: revisões sistemáticas,para sanar as dificuldades e/ou defasagens na construção do conhecimento. Sanada essa dificuldade o aluno se sente integrado a escola e a considera importante para a sua formação
Grupo - Andreson, Carlos Eduardo, Tânia de Meneses, Dirlene e Jamille
1- Sim. A começar pelo número de alunos em sala de aula( 40 ou mais). Além do que nossa escola recebe alunos oriundos de várias localidades. Isto dificulta o trabalho pedagógico porque são saberes diferentes.
2- Sim. Através de projetos interdisciplinares que atendam as necessidades dos alunos. Assim estaremos minimizando as dificuldades apresentadas por nossa clientela. O fator que deve fazer parte desses projetos é incorporar a história do país nos mesmos.
Propostas: Fazer parcerias com instituições; abrir a escola para a comunidade promovendo eventos culturais; traçar o perfil sócio-econômico, afetivo, social e cultural o que facilitará muito o trabalho do professor.
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