Paulo Freire

Paulo Freire

segunda-feira, 9 de março de 2015

1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO 2ª ETAPA DO PACTO


Aconteceu no dia 07 de março (sábado) nosso primeiro encontro de formação 2ª etapa do Pacto com os seguintes objetivos:

- Elaborar o cronograma de formação dos encontros da 2ª etapa
- Apresentar o CADERNO I – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO, através de slide com participação do grupo.
- Orientações quanto aos encontros e as atividades para compor o portfólio.
- Realizar a reflexão ação da página 13/14

 Os trabalhos se desenvolveram da seguinte forma:
 1º Momento- Vídeo Motivacional: Teatro de sombras – Grupo Atraction
Reflexão: trabalho em equipe, mesma sintonia, persistência.
2º Momento- Elaboração em grupo do cronograma dos encontros de formação 2ª etapa e orientações quanto aos encontros e atividades para compor o portfólio.

3º Momento- Apresentação do Caderno I: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio- slide/resumo- A articulação entre os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento Humano e a organização do trabalho Pedagógico

4º Momento: Exibição do vídeo do professor Miguel Arroyo onde realiza uma discussão acerca da diversidade na sociedade e na escola.  
                        Parte 1- https://www.youtube.com/watch?v=cBr_q2q_4e4
                          Parte 3-  https://www.youtube.com/watch?v=R5V7_2V81bU

5º Momento: Em grupo realizar a atividade reflexão ação páginas 13/14

REFLEXÃO E AÇÃO
 • Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões: 
1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais? 
2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente. Apresente os registros dessa reflexão ao Conselho Escolar para análise, apreciação e deliberação quanto a mudanças necessárias das práticas pedagógicas e de gestão da escola. 

Grupo - Leila e Graziella
O primeiro desafio é reconhecer a diversidade cultural e fazer sempre um diagnóstico visto a diversidade de alunos que a escola recebe e que não podemos negar acesso, dando oportunidades e respeitando sempre a diversidade, combatendo sempre o preconceito e contribuindo para o crescimento pessoal e de todos.
Propostas: A escola deve oferecer oficinas e palestras para os gestores, professores e demais funcionários com o objetivo de capacitar pessoas para serem multiplicadores. Buscar parceiras com ONGs que trabalham com o tema diversidade; Planejamento dos docentes com ações que contemplem ações para trabalhar a diversidade, tolerância haja visto aceitar o outro com suas diferenças, e diferentes ideologias; combate ao preconceitoe discriminação. 

Grupo - Alicina, Alessandra, Giuvania, Maria Geralda, Suzana, Teresa
1-  Sim. O desafio é grande, visto que a nossa escola atende apenas alunos do Ensino Médio, sem vínculo com a escola e com o bairro. Além dessa realidade, nossos alunos são oriundos de diversos bairros da cidade com diferentes redes de ensino (estadual, municipal e particular). Com diferentes políticas educacionais. Alguns  alunos são procedentes de projetos de aceleração de aprendizagem e trazem algumas defasagens na construção do conhecimento. Portanto nossos alunos são diversificados e daí concluímos que é grande o nosso desafio em conjugar as diferenças e atender as individualidades.
2- Conforme citado na questão acima a diversidade da escola é grande . A necessidade em atender essa diversidade  nos faz repensar em estratégias diferentes que nos possibilitam atender as individualidades. Além desse desafio temos outros comuns às escolas de modo geral: cumprir o módulo-aula, tempo escola, o CBC e o CC. E ainda trabalhar com propostas que capacitem os alunos para as avaliações externas. Avaliações essas, que exigem do aluno conhecimento além da sua formação humana integral. 
Propostas: revisões sistemáticas,para sanar as dificuldades e/ou defasagens na construção do conhecimento. Sanada essa dificuldade o aluno se sente integrado a escola e a considera importante para a sua formação

Grupo - Andreson, Carlos Eduardo, Tânia de Meneses, Dirlene e Jamille
1- Sim. A começar pelo número de alunos em sala de aula( 40 ou mais). Além do que nossa escola recebe alunos oriundos de várias localidades. Isto dificulta o trabalho pedagógico porque são saberes diferentes. 
2- Sim. Através de projetos interdisciplinares que atendam as necessidades dos alunos. Assim estaremos minimizando as dificuldades apresentadas por nossa clientela. O fator que deve fazer parte desses projetos é incorporar a história do país nos mesmos.
Propostas: Fazer parcerias com instituições; abrir a escola para a comunidade promovendo eventos culturais; traçar o perfil sócio-econômico, afetivo, social e cultural  o que facilitará muito o trabalho do professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário